Dicas de locação por idade
Saiba mais sobre cada fase do bebê e os itens que recomendamos para locação
Recém Nascido a 02 meses
DESENVOLVIMENTO: Ocorre o processo de fortalecimento gradual dos músculos e do sistema nervoso do bebê. No início os movimentos são descoordenados e predominantemente reflexivos. A visão é limitada, consegue enxergar objetos e pessoas com clareza a 30 cm de seu rosto. Reage a sons altos e súbitos.
5 semanas (1 mês): mudanças na visão.
8 semanas (quase 2 meses): percebe que as mãos e os pés pertencem ao corpo.
12 semanas (quase 3 meses): começa a se virar quando escuta um som.
SONO: Nessa fase o bebê tende a dormir bastante, cerca de 14 a 17 horas de sono diário.
Os pais podem aproveitar o momento em que o filho está acordado para conversar ou cantar para ele, como já faziam quando ele estava dentro do útero. Olhem-se nos olhos, estabelecendo um canal de comunicação visual para ir despertando no bebê a curiosidade e deixá-lo cada vez mais seguro.
Sugestões para locação
03 a 04 meses
DESENVOLVIMENTO: Os 4 meses representam um importante marco no desenvolvimento infantil. O bebê já é capaz de fixar o olhar no rosto da mãe e reconhecê-la, reage melhor aos sons e é capaz de virar a cabeça em direção a ele, consegue controlar melhor as mãos e segurar objetos próximos. Também é capaz de emitir alguns sons e sorri de forma voluntária, quando está deitado de bruços é capaz de esticar as pernas e chutar o ar, descobre a mãozinha e costuma levá-la até a boca.
Pode começar a oferecer objetos para ele tocar ou pegar com as mãos, para estimular o tato e ensiná-lo a segurar os próprios brinquedos, por exemplo.
Nessa fase, o bebê poderá até responder à mãe ou ao pai com uns “aaaa” ou “grrrr” e já mostrar o sorriso social. Nessa fase, além de descobrir a própria voz, os dois divertimentos do bebê, até ele engatinhar, são: coçar a gengiva inferior quando está com a mão na boca e produzir bolinhas de saliva.
19 semanas (4 meses e meio): pode começar a rolar e se arrastar.
SONO: Dorme de 11 a 15 horas diárias.
Sugestões para locação
05 meses
DESENVOLVIMENTO: O bebê já é capaz de reconhecer e diferenciar as pessoas. Já é capaz de gesticular e emitir alguns sons para uma tentativa de comunicação. O bebezinho estranha pessoas que não convive frequentemente e pode chorar ou apresentar incomodo em contato com tais pessoas. É capaz de sentar-se com apoio e manter as costas retas, interage melhor com os objetos e com o próprio corpo, levando as mãos e pés até a boca, deitado de bruços (tummy time) apoia-se nas mãos e é capaz de manter a cabeça erguida.
Nessa fase a posição de bruços, além de fortalecer o pescoço, também serve para estimular o bebê a rolar. Para isso, use objetos que despertem o interesse dele. Force-o a tentar alcançá-los ou localizar de onde vem o som da sua voz. Assim, você também o ensina a virar a cabeça.
Com 4 a 6 meses os bebês também já são capazes de demonstrar aceitação ou rejeição por algo. Portanto, dê um tempo a ele para se expressar quando oferecer alguma coisa nova, seja comida ou brinquedo.
SONO: Dorme de 11 a 15 horas diárias.
Sugestões para locação
06 meses
DESENVOLVIMENTO: A chegada dos 6 meses traz consigo o esperado momento da introdução alimentar. Com 6 meses o sistema digestivo está pronto para começar a receber objetos sólidos. O bebê é capaz de se manter sentado por mais tempo com apoio, emite monossílabas para tentar comunicação com os pais, tenta imitar a voz da mãe, é capaz de rolar para virar de barriga para baixo ou para cima e tenta se sentar sozinho sem apoio por alguns minutos.
Ficar com a criança no colo é delicioso, só que para aprender a rolar, engatinhar para trás, engatinhar para frente, levantar, andar e depois sentar o bebê precisa ficar no chão, em cima de um revestimento emborrachado, seja uma esteira ou um colchonete.
Quanto mais tempo o bebê ficar no chão, mais cedo ele vai andar e quanto mais cedo ele andar, mais cedo começa a desenvolver as habilidades.
SONO: Dorme de 11 a 15 horas diárias.
Sugestões para locação
07 a 09 meses
DESENVOLVIMENTO: Os sentidos do bebê já estão bem mais aptos, ele é capaz de participar ativamente de brincadeiras e demonstrar suas emoções com expressões e gestos.
Também é capaz de sentar-se sem apoio, começa a tentar engatinhar, entende melhor expressões como “pega”, “vem”, assim como “sim” e “não”, reconhece seu nome quando é chamado, tenta chamar “mama” e “papa” e aponta objetos com o indicador.
Aproveite para incentivá-lo a passar o brinquedo de uma mão para a outra. Mas dê algo fácil para ele segurar.
Demonstre a ele como fazer, explique, usando palavras que ele possa repetir. Assim, você aproveita o momento para estimular a fala.
SONO: Dorme de 11 a 15 horas diárias.
Sugestões para locação
10 a 12 meses
DESENVOLVIMENTO: O bebê nessa fase começa a demonstrar carinho com os pais dando abraços, por exemplo. É importante que os pais tenham um bom vínculo com os filhos nessa fase da vida pois essa relação tem reflexo direto com as futuras relações da criança. Utiliza sons e tons diferentes para expressar sentimentos e pensamentos. Ele gosta de explorar a casa e tenta pegar todos os objetos que estiverem a seu alcance, mantém-se de pé sem ajuda, mas ainda precisa de auxílio para caminhar, repete gestos e é capaz de emitir, ao menos, três palavras diferentes.
Propiciar bons momentos de interação e aprendizado não só ajuda o bebê a desenvolver habilidades motoras, como também a afetividade. Fortaleçam os laços em um ambiente seguro. Evite situações que possam causar algum tipo de acidente, como deixar uma toalha que ele possa puxar em uma mesa próxima a ele, colocá-lo para brincar no chão perto de uma tomada ou em local de fácil acesso a escadas. Quanto maior for o cuidado e o vínculo neste começo de vida, mais saudável e feliz será toda a família
SONO: Dorme de 11 a 15 horas diárias, porém este tempo pode variar.
Sugestões para locação
1 a 2 anos
DESENVOLVIMENTO: Em geral, os bebês começam a andar sem ajuda dos pais com 1 ano e 3 meses, aproximadamente. A criança mostra-se mais sociável e apta a ajudar em tarefas simples como escovar os dentes, se vestir ou escolher a brincadeira ou brinquedo que quer. Com um ano a criança também está aprendendo a falar diariamente e adquirindo aos poucos mais vocabulário, porém ainda não consegue se expressar completamente.
SONO: Dorme de 11 a 15 horas diárias, porém este tempo pode variar.
Sugestões para locação
3 anos
DESENVOLVIMENTO: Aos 3 anos a primeira dentição da criança já está completa e o cérebro quase completamente desenvolvido. A criança está consciente de seu papel na família e é capaz de ajudar com tarefas um pouco mais complexas como guardar os brinquedos no lugar, ajudar a arrumar o próprio quarto, ajudar a servir a mesa, colocar a roupa suja no lugar certo e assim por diante.
Nessa fase a criança é capaz de aprender coisas por si mesma apenar observando e passa a imitá-las, além de exercer diversas atividades por si mesma como desenhar, regar as plantas da casa, cuidar dos animais, vestir-se sozinho, correr e saltar. É capaz de usar plurais e possui mais coordenação, além de ser mais consistente em suas escolhas.
SONO: 10 a 13 horas de sono diário.